quarta-feira, 14 de abril de 2010

Educação e Sociedade em Rede - Actividade 2

Comentário sobre a noção de Cibercultura, tal como defendida por Lévy, e indicação de três exemplos significativos
De acordo com Lévy, a Cibercultura consiste num conjunto de técnicas materiais e intelectuais, de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem num novo meio de comunicação aberto, que surge da interconexão mundial dos computadores e das memórias informáticas, o Ciberespaço.
Deste modo, podemos depreender que a Cibercultura constitui um novo fenómeno cultural onde os individuos adquirem uma nova forma de ser, estar e saber na sociedade. Segundo este autor, a Cibercultura baseia-se em três principios fundamentais a interconexão, a comunidade virtual e a inteligência colectiva, criando-se e construindo-se numa rede de informação e comunicação respectivamente.
A interconexão está relacionada com a comunicação global sem limites de espaço e de tempo, a comunidade virtual apoia-se na interconexão entre os seus membros, de acordo com os seus interesses, conhecimentos e cooperação e a inteligência colectiva é construída por todos com base nos principios anteriores.
A simulação, o hipertexto e o ensino à distância on-line, são três exemplos significativos da Cibercultura nas quais estão bem patentes a interconexão, a comunidade virtual e a inteligência colectiva.
Para Lévy, a simulação é uma tecnologia intelectual que aumenta a inteligência individual e que permite aos grupos pertencentes a uma comunidade virtual, através da interconexão, compartilharem, negociarem e aperfeiçoarem modelos mentais comuns, independentemente da sua complexidade, aumentando também a inteligênica colectiva. A simulação possibilita o aumento determinadas capacidades do Homem, nomeadamente a imaginação e o pensamento, uma vez que permite a representação e o desenvolvimento de acontecimentos e realidades através da projecção de imagens e mundos virtuais.
O hipertexto é um texto que nunca está concluído e cujos autores são todos aqueles que contribuem para a sua construção e propagação, através da interconexão estabelecida entre todos os membros de uma comunidade virtual. O autor do texto deixa de ser uma identidade individual e passa a ser uma identidade colectiva, da qual fazem parte todos esses autores . Citando o autor, " o texto dobra-se, redobra-se, divide-se e volta a colocar-se pelas pontas e fragmentos: transmuta-se em hipertexto, e os hipertextos conectam-se para formar o plano hipertextual indefinidamente aberto e movél da web".
O ensino à distância on-line é um tipo de ensino que permite aos alunos aprenderem, transmitirem e produzirem conhecimento através da interconexão estabelecida entre os elementos de uma comunidade virtual. Esta forma de ensino centra-se no aluno e vem ao encontro das suas necessidades. O papel do professor é gerir a aprendizagem e acompanhar os alunos, assegurando a disponibilidade de recursos, promovendo e incentivando a reflexão e a troca de informação. Sendo a cooperação entre todos os membros dessa comunidade fundamental. O ensino à distancia on-line é acessível a todos e caracteriza-se pela diversidade e rapidez na evolução do conhecimento.

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